75 Anos da Morte de Fernando Pessoa


                                              


 Escritor português, Fernando Antonio Nogueira Pessoa, nasceu em 1888, em Lisboa, e morreu nessa mesma cidade em 30 de Novembro de 1935. Filho da pequena burguesia lisboeta, cresceu em Durban (África do Sul) freqüentando mais tarde a Universidade de Capetown. Foi o inglês sua segunda língua materna e, como anglicizado, teve depois dificuldades em reencontrar-se na vida portuguesa. Em Lisboa, logo abandonou os estudos, dedicando-se, como autodidata, a vastas leituras de filosofia e poesia. Levou uma vida modesta, complementando a sua renda pela confeção de horóscopos nos quais acreditava.
Os heterónimos, responsáveis por grande parte das suas publicações, contribuem para o enriquecimento da obra deste escritor maior, único.
Sua obra é altamente intelectualizada. Suas primeiras poesias somente foram publicadas em 1915 na revista "Orfeu". Muitas delas ficaram durante a sua vida inéditas pois, em vida, o seu talento era apenas reconhecido pelos círculos limitados da boémia literária de Lisboa. Fernando Pessoa é crescentemente reconhecido como o maior poeta português desde Camões.

Comentários